Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.
Padre António Vieira, História do Futuro

Seomara Buttuller da Costa Primo

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Venho de Cabo Verde, da Ilha de Santiago. Cheguei a 9 de outubro de 2011. Adaptei-me mal, porque quando cheguei cá tinha muitas dificuldades em falar português. A minha escola era melhor do que esta, porque tinha cinco horas de aulas e era mais bonita. Eu vejo esta escola como uma escola feia e responsável. O que eu achei mais difícil foi falar português. O que mais me agrada é assistir às aulas de Matemática e o que menos me agrada é sair às 18h 30 e ter deixado os meus melhores amigos em Cabo Verde.



Arranjei novos amigos dentro e fora da escola. Arranjar amigos é sempre bom, porque ajudam-se uns aos outros nos momentos mais difíceis: Su, Michel,Belamy,Dino,Marlene e muito mais. Ainda comunico com os amigos do meu país.
Eu defino-me como uma aluna aplicada. O meu objetivo é estudar e entrar na universidade e, depois, voltar para trabalhar no meu país.
O meu maior medo é não transitar de ano.
Não gostaria de ficar a viver em Portugal, porque gosto muito do meu país e também é onde tenho as minhas melhores lembranças.                                (HELENA)
___________________________________
Venho do Luxemburgo. Cheguei em fevereiro de 2012. Adaptei-me mal. A escola do meu país era melhor do que esta. Vejo esta escola com uma imagem muito má. Achei difícil começar tudo de novo. Sinceramente não me agrada nada aqui e o que menos me agradou foi esta escola.

Não preciso de novos amigos. Comunico quase sempre com os amigos do meu país.
Defino-me como calmo e sincero. O objetivo que gostaria de atingir era acabar a escola para voltar para o meu país. O meu maior medo é o de não voltar já para lá. Não ficaria a viver em Portugal, porque a minha vida não é aqui.

(STEVEN)


Sem comentários:

Enviar um comentário