Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.
Padre António Vieira, História do Futuro

Seomara Buttuller da Costa Primo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TESTEMUNHOS DOS ALUNOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA


Venho da Guiné. Cheguei  em 2010 e adaptei-me bem.
A escola do meu país é linda. Não é uma grande coisa, mas dá para aprender muito. Não vejo esta escola com uma boa imagem. Achei mais difícil a adaptação na escola.
O que mais me agradou foi jogar no  Sporting, o que sempre sonhei.O que menos me agradou foi deixar a minha família para ir viver na academia.
Arranjei novos amigos. São os meus colegas do clube e outros da minha escola. Ainda comunico com os amigos do meu país.
Sou uma pessoa simpática que tenta ser o mais humilde possível e que respeita todos para poder ser respeitado. Gostaria de ser um jogador de topo e, ao mesmo tempo, diplomata.
Os meus maiores medos são andar de elevador e de avião.
Ficaria em Portugal só para cumprir um contrato.    (MAMA)
____________________

Venho da Guiné-Bissau. Cheguei no dia 24 de outubro de 2011.
No meu país era mais fácil, porque o ensino era tão diferente. Esta é uma escola bonita. Eu acho que mais difícil é História.
O que mais me agradou foi estar junto com os meus irmãos no mesmo país. O que menos me
agradou foi deixar a minha família no meu país com outra
minha irmã.
Aqui, arranjei bons amigos, uns são do meu país e outros são daqui. Às vezes, não falo com eles, porque não tenho dinheiro para carregar o telefone e nem eles têm.
Eu sou uma menina tímida, bonitinha.
Gostaria de atingir um objetivo fundamental para mim, que é ser uma decoradora de bolos.
O meu maior medo é estar no país sem os meus pais. Ficaria a viver cá para cumprir o meu objetivo de estudar.  (AIDA)

Sem comentários:

Enviar um comentário