Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.
Padre António Vieira, História do Futuro

Seomara Buttuller da Costa Primo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TEXTOS DA AUTORIA DE ALUNOS DE 10ºANO (Português Língua Não Materna)


Venho de Cabo Verde, da Ilha de Santiago, cidade de Assomada. Cheguei a 28 de setembro de 2011.
No início foi um pouco complicado, mas, depois, consegui adaptar-me bem. A escola do meu país tinha boas condições, era uma escola confortável e bonita. Por acaso, gostei desta escola, é agradável e espero que continue assim ou melhor. Eu achei mais difícil a maneira como ensinam os alunos em algumas aulas. O que me agradou foi o ambiente desta escola e também poder conviver com pessoas do meu país cá em Portugal. O que menos me agradou foi o horário dos estudos, porque tenho que me levantar cedo no inverno com muito frio.
Arranjei novos amigos: o GilsonPatril, Edson, Gilson Tavares,Fernando Matheus, Anicia, Carina, Mónica, Cíntia. E ainda comunico com os amigos do meu país.
Defino-me como um rapaz educado e como um aluno respeitador. O objetivo que gostaria de atingir era terminar os estudos, arranjar um bom emprego e ser um rapaz honesto.
O meu maior medo é não conseguir passar de ano, terminar os estudos e, assim, não atingir os meus objetivos. Ficaria a viver em Portugal para ficar perto da minha família.
(NEDYLSON)
_________
Venho de Cabo Verde. Eu cheguei há um ano. Não me adaptei bem no início. A escola do meu país era uma escola confortável, melhor que esta, bem sucedida e com muitas condições. Vejo esta escola inferior à minha, com poucas condições em termos estruturais.
O que eu acho mais difícil é o modo de ensinar e de dar apontamentos em algumas aulas. O que mais me agradou foi ter encontrado pessoas do meu país a estudar nesta escola. O que menos me agradou foi o horário dos estudos.
Arranjei muitos amigos:  Nedylson, o GilsonPatrik, o Gilson Monteiro, Matheus, Fernando, Dila, Lade e outros.                                                                 
       Ainda continuo a comunicar com os meus amigos em Cabo verde, pelas redes sociais. Defino-me como um rapaz persistente e com o objetivo de me tornar um homem trabalhador e honesto. 
       O objetivo que eu gostaria de atingir era ter boas notas em todas as disciplinas e ter um trabalho digno e bem sucedido.Os meus maiores medos são não passar de ano e levar uma suspensão. 
Ficaria a viver em Portugal por causa da minha família: o meu irmão e a minha mãe.
(EDSON)

Sem comentários:

Enviar um comentário