Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.
Padre António Vieira, História do Futuro

Seomara Buttuller da Costa Primo

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Vim de Cabo Verde, ilha de São Vicente, cidade do Mindelo. Cheguei no dia 23 de julho de 2011, ou seja, no verão de 2011. Não me adaptei muito bem, porque senti que faltava algo.
A escola, no meu país, era mais fácil e mais interessante, porque tínhamos só cinco horas de aulas por dia. Vejo esta escola como uma escola diferente, pois não entendo o facto de só ter uma língua estrangeira. Gostaria de ter inglês, nível 3, porque em Cabo Verde, fiquei no nível 2, e francês. Achei mais difícil a adaptação com os colegas. O que mais me agradou nesta escola foi o facto de ter bons professores, professores que se esforçam por nós e que nos fazem ver que o sucesso depende de nós. O que menos me agradou foi o mau comportamento de alguns alunos.
Arranjei novos amigos. Alguns são colegas de turma e de escola e outros conheci em saídas com as primas. Ainda comunico com os amigos do meu país.
Defino-me como uma pessoa esforçada, estudiosa, objetiva, responsável, carinhosa, amiga, honesta, trabalhadora e, por vezes, rigorosa comigo mesma e com quem me rodeia.
Quero atingir vários objetivos e um deles é terminar o 12º ano com boas notas para entrar na faculdade, num curso de direito. Quero ser advogada, ajudar a minha família.
Tenho vários medos…tenho medo de perder mais um ano escolar e de não conseguir entrar na faculdade.
Não sei se gostaria de viver cá em Portugal, pois depende do que o futuro nos reserva e também depende muito da situação do país daqui a uns anos. (Cláudia)
________
Venho de Cabo Verde. Cheguei há sete meses. Sinceramente, adaptei-me mais ou menos. Lá, a minha escola é alta, tem três pisos, uma secretaria, uma praça, um salão, uma biblioteca e tem boas condições. Esta escola é fixe, tem bons professores, bons alunos, bons amigos, etc. O que achei mais difícil foi a disciplina de História. Na minha terra é mais fácil conseguir mais. Chegando a Portugal, tudo é difícil. Apesar de ter chegado um pouco atrasado, isto não justifica, mas no próximo ano vou esforçar-me.
Este país é lindo e tem um bom clima, o que me agradou mais. O que menos me agradou foi repetir o 10º ano.
Arranjei muitos amigos, mas não como os amigos anteriores da minha terra. São amigos da escola e outros que conheci no Facebook. Comunico com os meus antigos amigos pelo Facebook todas as semanas.
O objetivo que gostaria de atingir era ter boas notas e transitar de ano. O meu maior medo é repetir o ano.
Ainda não sei se vou ficar por muito tempo, porque estou a sentir saudades da minha terra. Também estou a pensar conhecer novos países. (GILSON)

Sem comentários:

Enviar um comentário