Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.
Padre António Vieira, História do Futuro

Seomara Buttuller da Costa Primo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Relatório de Desenvolvimento Humano 2010

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi aperfeiçoado com novos indicadores. Por esse motivo assitimos a informações contraditórias nos diversos meios de comunicação social que davam, de manhã, uma queda de Portugal do 34.º para o 40.º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano e, à tarde, segundo a Agência Lusa, Portugal tinha afinal subido uma posição no ranking de Desenvolvimento Humano, do 41.º para o 40.º lugar.

Segundo Wynne Boelt, do PNUD, «O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi aperfeiçoado com novos indicadores. Por exemplo, o número médio de anos passados na escola substituiu as taxas de literacia».

«Por essa razão, o IDH de 2010 não pode ser comparado com o das edições anteriores do relatório. No entanto, o IDH de 2009 foi recalculado agora com base nos novos indicadores, o que mostra que em 2009 Portugal estava em 41.º lugar e que subiu uma posição em 2010», esclarece.

A escolaridade é um dos indicadores que mais prejudica Portugal. "Cada português passa em média 8 anos da sua vida na escola. É o terceiro valor mais baixo entre as 42 nações mais desenvolvidas - os cidadãos do Qatar e do Brunei passam, em média, menos um ano na escola que os portugueses" - http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3671
Podes consultar a versão Portuguesa (integral) do Relatório de Desenvolvimento Humano 2010 na barra lateral no separador "Ligações Úteis".

Sem comentários:

Enviar um comentário